quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Lar Santa Catarina de Sena / Escola Municipal Irmã Barbosa “Construindo cidadania”


Em 1956, em Vitória da Conquista, um grupo de Irmãs da Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, inquietas frente à realidade de extrema pobreza que já vislumbrava por sobre os peitoris das janelas sociais, deu início à construção do Lar. Assim, em 29 de abril de 1962, novas janelas foram abertas. Davam-se os primeiros passos, rumo à ruptura da distância entre o vislumbrado e o realizar, pois janelas abertas implicam luta, risco, ação, comprometimento e transformação. Quarenta e oito anos se passaram e temos o sonho transformado em realidade. Pelo esforço de tantas mãos amigas, temos hoje o Lar Santa Catarina de Sena com sua história de atuação conquistense. Essa ação está circunscrita para além da ajuda imediata, quando a caridade se faz urgente pelo tamanho da dor daqueles que acolhemos.
 O Lar abre janelas para minimizar as dores físicas, emocionais, de relacionamento e econômicas que tanto desagregam famílias. Além de tudo, com firmeza, foram abertas janelas da alma; janelas da solidariedade, do esforço individual e coletivo.
Os anos de atuação, frente à causa abraçada, permitiram um novo olhar na construção desse trabalho. As múltiplas parcerias estabelecidas pelo Lar Santa Catarina de Sena têm proporcionado a prática de um novo conceito de filantropia, em que educandos na faixa de 05 a 13 anos, em regime de semi-abrigo, recebem alimentação, vestuário e higiene; serviço de saúde, educação formal e cristã. Participam de atividades sócio-educativas em Salas Ambientes e Acompanhamento Psicológico, Letramento, Brinquedoteca, Matemática, Xadrez, Leitura, Escrita, Música, Teatro, Dança, Informática, Esporte e Cultura da Paz.
O trabalho também se estende à comunidade por meio do Programa de Prevenção e Orientação para a vida; capacitação através de cursos de habilidades manuais e profissionalizantes e o Programa de geração de trabalho e Renda, ações que fortalecem um novo paradigma de atuação social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário